Tópicos

Introdução

Protocolo assente em cima do UDP, capaz de transportar áudio e vídeo com algumas garantias. Se duas aplicações VoIP estiverem a usar RTP podem, muito provavelmente, interoperar.

Providencia identificação direta do tipo de payload (encoding), sequence numbering e timestamps. O número de sequência serve para detetar perda e duplicação de pacotes e sincronizar a sequência de pacotes.

RTSP

Protocolo utilizado para controlar a transmissão de conteúdos multimédia em tempo real. Permite que o cliente controle o fluxo da transmissão, através de comandos como play, pause, stop e seek (avançar ou retroceder no vídeo).

RTCP

Protocolo complementar ao RTP, cujo objetivo é fornecer informações de controlo e feedback sobre a qualidade da transmissão. Se o RTP estiver a usar a porta N, o RTCP irá usar, por convenção, a porta N + 1.

Além disso, o protocolo ajuda na sincronização de diferentes fluxos relacionados a uma mesma transmissão - áudio e vídeo. Esta sincronização é feita utilizando tanto a timestamp de envio do RTP (que terá a ver com o encoding utilizado), como também uma timestamp de referência global (wall-clock).

No entanto, em sessões com muitos participantes (por exemplo, conferências), o RTCP pode ser considerado um ponto de gargalo, então deverá existir um ajuste no intervalo de monitorização, tentando sempre com que o protocolo utilize apenas 5% da largura de banda disponível.

Este protocolo permite a criação de algumas estatísticas (reports), como, por exemplo:

  • Rácio de packet loss
  • Número de pacotes perdidos desde o início da sessão
  • Maior número de sequência recebido até agora
  • Valor média do jitter nos pacotes de chegada